Últimas Notícias

Publicada em 26/02/2018 - 14h09
Por Francisco Alves

Justiça decidirá sobre funcionamento do BB de São Miguel e Castelo

A ação prevê multa diária de Cem mil reais pelo descumprimento da decisão do juiz, caso seja favorável à abertura das agências.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Justiça decidirá sobre funcionamento do BB de São Miguel e Castelo Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio

O Juiz Titular da Comarca de Castelo do Piauí Dr. Leonardo Brasileiro e Juiz substituto  da Comarca de São Miguel do Tapuio Dr. Denis Deangelis Brito Varela, receberam, em novembro de 2017, uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA – COM PEDIDO IMEDIATO DE REESTABELECIMENTO DAS AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL nas cidades de SÃO MIGUEL DO TAPUIO E CASTELO DO PIAUÍ.

Ambas os estabelecimentos bancários se encontram sem funcionamento integral deste julho de 2017, resultado de arrombamento por partes de assaltantes. A agência da cidade de Castelo do Piauí estar sem funcionamento desde setembro de 2016 e a agência da cidade de São Miguel do Tapuio, desde julho de 2017.

A ação foi protocolada na justiça pelo Centro de Formação Educacional para Convivência com o Semiárido – CEFESA, entidade sem fins lucrativos do Território dos Carnaubais, com sede na cidade de Castelo do Piauí, através dos Advogados Dr. Alexandre Dias e Dr. Tiago Marques do Nascimento, depois de entender que a população e o comercio local não podem ficar prejudicados pelo não funcionamento das agências e que as próprias agências, embora aleguem falta de segurança por parte do estado, tem a obrigatoriedade de funcionar e manter sua própria segurança e a segurança de seus clientes.

A agência do Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio atende também a cidade de Assunção do Piauí, somando uma população de quase 30 mil habitantes, e a agência de Castelo do Piauí atende aos municípios de Buriti dos Montes, São João da Serra e Juazeiro do Piauí, somando uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, que com o fechamento das agências bancárias, o pagamento do INSS da maioria dos aposentados e pensionistas foram removidos para a agência da Caixa Econômica Federal da cidade Campo Maior, distante quase 200 km de Assunção do Piauí.

Ao todo são mais de 8 mil aposentados rurais da região prejudicada. Segundo o líder sindical e também representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Desenvolvimento do Piauí, José Caetano da Silva (foto), que reside no município de Assunção do Piauí, muitos aposentados se deslocam a meia noite de suas casas para poderem ter acesso a transportes e chegar até a cidade de Campo Maior para sacar o benefício.  

A ação em transito no fórum da cidade de Castelo do Piauí está conclusa para despacho final e o Juiz de São Miguel do Tapuio convocou uma audiência para esta quarta-feira dia 28 de fevereiro, que acontecerá pela manhã, no próprio fórum com a presença dos advogados das partes em questão.

A ação prevê uma multa diária de R$ 100.000,00 (Cem mil) reais pelo descumprimento da decisão do juiz, caso seja favorável à abertura das respectivas agências. Enquanto isso, comerciantes, gestores públicos e a população sofrem e se revolta a cada dia mais com a demora na abertura e funcionamento dos bancos.

A Reportagem tentou contato com a assessoria do Banco para comentar sobre a matéria, mas não obteve êxito, no entanto, deixamos o nosso espaço a disposição para quaisquer esclarecimentos.


Fonte: Da Redação / Colaboração: Caetano Silva
Editor: Francisco Alves


Tópicos: Ação juiz civil publica banco agencias

Avaliação:

publicidade