Últimas Notícias

Publicada em 18/05/2017 - 01h25
Por Francisco Alves

Palestra debate papel da escola no combate à exploração sexual juvenil

Durante a palestra foi debatido também o papel da família na proteção dos filhos, para que casos de exploração sexual sejam evitados.


publicidade


Foto: Francisco Alves/Portal Samita Palestra debate papel da escola no combate à exploração sexual juvenil Palestra sobre exploração sexual juvenil

A violência sexual infanto-juvenil foi pauta de um debate realizado na tarde desta quarta-feira (17), no auditório do Programa Bolsa Família, promovido pelo Conselho Tutelar de São Miguel do Tapuio e pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), como parte das ações da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O encontro contou com a presença do Promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Tapuio, Dr. Ricardo Lúcio Freire Trigueiro, Subtenente Valdeildo Sousa, representando a Polícia Militar, Secretária Municipal de Educação, Silvana Maia e o Vereador Clodomar Mineiro (PTB), representando o Legislativo Municipal.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

Um dos temas abordados durante a palestra foi “a escola no combate ao abuso e exploração sexual contra Crianças e adolescentes”, tendo como parte a identificação nas mudanças de comportamento da criança que é uma das principais características. Foi debatido também o papel da família na proteção dos filhos para que casos desse tipo sejam evitados.

O Promotor Dr. Ricardo Lúcio Freire Trigueiro, participou da mesa de debate destacando os meios de proteção, repressão e as consequências legais que recaem sobre os agressores. “A denúncia é fundamental para coibir esse tipo de violência, mas muitas das vezes as famílias omitem o caso”. Explicou o Promotor.

Ainda durante a palestra o representante do Ministério Público relatou casos de jovens que entraram no mundo do crime, e que acabaram  a atingir diretamente a eles, citando o caso do jovem Macarrão, que foi morto no ano de 2013 na cidade de Castelo do Piauí, após ser acusado de ter assassinado um cigano identificado como Manoel Gomes.

Foi destacado também que o apoio da população é fundamental no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma vez que quando alguém denuncia um caso ao conselho tutelar ou a polícia, e provar que ele ocorreu, fica mais fácil combater e evitar que outros casos aconteçam.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: conselho, ações, exploração sexual, crianças, adolescentes

Avaliação:

publicidade