Últimas Notícias

Publicada em 10/03/2017 - 19h18
Por Francisco Alves

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição da Obmep 2017

A novidade este ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares.


publicidade


Foto: Reprodução Estão abertas as inscrições para a 13ª edição da Obmep 2017

As inscrições para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já estão abertas. Podem participar estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A novidade este ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares. As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino até o dia 31 de março no endereço eletrônico da olimpíada.

A partir da edição deste ano, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, será integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Isso deve aumentar o número de participantes na competição, que é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo. Na edição 2016, 17,8 milhões de alunos de 99,6% dos municípios brasileiros e mais de 47 mil escolas participaram da disputa.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem contribuído com a descoberta de jovens talentosos no país e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.

Um aspecto importante da Olimpíada é o reconhecimento dos alunos que não venceram, mas tiveram bom desempenho na competição. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.

Na última edição, o Piauí obteve resultado recorde com onze medalhas de ouro, das quais cinco foram conquistadas por alunos da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves. Além de Cocal dos Alves, estudantes das cidades de Piripiri, Campo Maior e Teresina também foram destaques com medalhas de ouro.

Os estudantes piauienses ainda ganharam 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas.

Como nas edições anteriores, as provas serão divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar. Serão duas fases de competição, com a primeira etapa sendo realizada em 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.

Clique AQUI e acesse a página da Obmep na internet


Fonte: Com informações da Ascom


Tópicos: obmep, educação, Olimpíada Brasileira, Matemática

Avaliação:

publicidade