Últimas Notícias

Publicada em 23/11/2016 - 09h34
Por Francisco Alves

Municípios da região de Castelo recebem energia da nova linha

O investimento para a construção da nova linha e ampliação da subestação Castelo, totalizou R$ 30 milhões de reais.


publicidade


Foto: Reprodução Municípios da região de Castelo recebem energia da nova linha

Foi energizada com sucesso, no último sábado (19), a linha Altos-Castelo, em 69 kV e com 116 km de extensão que, a partir de então, distribui energia elétrica com mais qualidade e continuidade para Castelo e municípios circunvizinhos, beneficiando diretamente 74 mil habitantes.  

“Essa obra era muito esperada. Ela assegurará aos consumidores uma energia com qualidade e continuidade adequadas frente ao crescimento previsto para o mercado da região”, destaca o presidente da Eletrobras Distribuição Piauí José Salan. 

Antes dessa obra, o suprimento de energia elétrica para região de Castelo era realizado nas tensões de 34,5 kV e 13,8 kV, por meio de uma linha de distribuição derivada da subestação Campo Maior. “Devido à grande distância entre o ponto de suprimento e os municípios atendidos na região de Castelo, o sistema operava no limite da capacidade, com oscilações e quedas de tensão. Com a nova linha, esse essa situação não existe”, explica um dos responsáveis pela obra, engenheiro Alcione Ferreira. 

Em Castelo do Piauí, a empresária Meire Vieira da Silva garante que já é perceptível a melhoria da energia distribuída na cidade e diz que, agora, já pode planejar expandir negócio da família. “A energia está ótima”, comemora.

Para o professor de Informática e um dos líderes do grupo Impacto Jovem de São Miguel do Tapuio, Francisco Junior Cardoso, já são perceptíveis as melhoria no fornecimento de energia no município. “Agora, podemos ligar aparelhos de ar-condicionado, computadores e ventiladores. E o que é melhor, será possível ministrar aulas no laboratório de informática, o que deixou de ocorrer há quase dois anos”.

Com essa obra, estão sendo beneficiados, diretamente, os consumidores dos municípios Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Sigefredo Pacheco, São João da Serra e Assunção do Piauí. Indiretamente, Jatobá e Campo Maior. 

Na segunda etapa, quando será construída uma subestação em Alto Longá, também serão beneficiados os municípios de Alto Longá, Novo Santo Antônio, Pau D´Arco, Beneditinos e Prata do Piauí. 

O investimento para a construção da linha e para a ampliação da subestação Castelo, onde foi instalado um transformador de 12,5 MVA em 69-34,5 kV, totalizou R$ 30 milhões.


Fonte: Com informações da Ascom/Eletrobras Piauí


Tópicos: Eletrobras, energia, Castelo, rede

Avaliação:

publicidade