Últimas Notícias

Publicada em 30/03/2015 - 14h58
Por Francisco Alves

Cidade de Juazeiro do Piauí conta com grande potencial turístico

Com belas formações rochosas, a cidade se prepara para receber turistas de toda a região durante o período da semana santa.


publicidade


Imagem: Ezequiel Lima Cidade de Juazeiro do Piauí conta com grande potencial turístico Cachoeira de Juazeiro do Piauí

Poucas cidades podem se gabar de ter uma beleza natural e com um grande potencial turístico tão pertinho de tudo e acessível a todos. Juazeiro do Piauí é uma delas. Localizada no centro-norte Piauiense, tinha no ano de 2010 uma população estimada em 4.757 habitantes, segundo dados do IBGE.

Desmembrada de Castelo do Piauí através da Lei Estadual nº 4.810 de 14 de dezembro de 1995, a sua emancipação aconteceu em 1º de Outubro de 1995. A primeira eleição ocorrida na cidade em 3 de Outubro de 1996, tendo como candidato José Visgueira. Segundo consta no site da Wikipédia, o nome de Juazeiro deu-se devido a um pé de Juá onde todos os comboios paravam debaixo da árvore.

Durante o período de Semana Santa, a prefeitura do município que atualmente é administrada pelo prefeito Tonho Veríssimo (PCdoB), comemora com vasta programação, incluindo atividades esportivas, religiosas, culturais, turísticas e festivas. O dia principal será no sábado de aleluia, que este ano contará com shows da cantora Taty Girl, de Fortaleza-CE e a banda Cavalo Branco, da cidade de Teresina-PI.

A cidade conta com um atrativo que, se corretamente explorado, pode colocá-la em destaque no mapa turístico do Estado do Piauí. Com suas belas rochas e pedras. Uma delas é a Pedra do Castelo que fica a poucos minutos da cidade à beira da BR. Lá os visitantes podem tirar fotos e conhecer imagens da pré história fixadas nas rochas.

Barragem do Balneário Pimenta, local das principais atrações artistas (Fotos: Francisco Alves, Raí Silva e João Barbosa).

Outro ponto bem conhecido é o Balneário Pimenta, local das principais atrações artistas da semana Santa e o Rio Poty, que é utilizado por moradores para pesca e visitação turística. A cidade de Juazeiro é rica também em cachoeiras, são mais de 20 delas dentro da área do município, muitas ainda não catalogadas, mas que vem sendo trabalhadas por parte da gestão municipal.

Cachoeira do sipó, próxima a sede do município (Fotos: Francisco Alves e Raí Silva).

Muitas dessas cachoeiras o acesso só podem ser feito com ajuda de um guia, pois apesar de existir ativadas trilhas, as belas formações rochosas da região fazem com que o acesso seja dificultado. Durante o percurso, os turistas podem registrar em fotos as trilhas totalmente ecológicas, inspiradas naqueles Parques da nossa vegetação.

Cachoeira do Tingidor, também próxima a sede do município (Fotos: Francisco Alves e Raí Silva).

Prefeito Tonho Veríssimo mostra as formações rochosas da região (Fotos: Francisco Alves e Raí Silva).

No centro da cidade os visitantes também podem encontrar os itens básicos de toda cidade como: praças, restaurantes, churrascarias, pousadas, posto de combustível e bares. Citamos entre eles a Churrascaria Coqueiro Verde, onde você encontra Picanha, Galinha Caipira, Peixe assado ou cozido e aquela cerveja gelada.

Praça da Matriz, recentemente concruída a sua construção pelo prefeito Tonho Veríssimo (Foto: Juscelino Reis).


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: juazeiro, semana santa, tradição, turismo, cachoeiras

Avaliação:

publicidade