Últimas Notícias

Publicada em 16/04/2014 - 07h10
Por Francisco Alves

São M.do Tapuio lidera o ranking de assaltos entre cidades do Piauí

Levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários lista Miguel Alves, São Miguel do Tapuio e Curimatá como principais alvos.


publicidade


São M.do Tapuio lidera o ranking de assaltos entre cidades do Piauí

A agência do Banco do Brasil de Curimatá (PI) foi assaltada pela quarta vez desde 2001. O crime da última segunda-feira (14) já virou estatística em um relatório elaborado pelo Sindicato dos Bancários do Piauí, que lista agências assaltadas até cinco vezes.

O levantamento do sindicato inclui postos avançados de atendimento e agências dos Correios que funcionam como correspondentes bancários. Nele, é possível notar o crescimento dos assaltos nos últimos anos. A entidade registra um roubo em 1987 na cidade de São Miguel do Tapuio. Depois disso, outro crime só ocorreu em 1995, em Canto do Buriti. No mesmo ano, foram 12 ocorrências em todo o Estado. 

» Siga-nos no Twitter

» Curta nossa Fan page no Facebook

Em Curimatá, além do crime deste ano, outros assaltos ao Banco do Brasil ocorreram em 2001, 2009 e 2011. No ano de 2012, foi a vez da agência dos Correios, que funciona como correspondente bancário, ser alvo dos bandidos.

Apesar dos números, Curimatá não é a cidade mais visada até agora pelos assaltantes. As agências do Banco do Brasil em Miguel Alves e São Miguel do Tapuio já foram alvo dos bandidos por cinco vezes. No ano passado, o gerente de Miguel Alves foi morto durante troca de tiros entre a polícia e criminosos.

Altos, Luzilândia e União sofreram quatro assaltos a bancos cada uma no intervalo das últimas três décadas. O Banco do Brasil, mais presente no interior, é o mais visado. Porém, a expansão do Bradesco fez o banco também ser procurado pelos criminosos. Desde 2013, foram 15 agências e postos roubados. 

O relatório mostra 91 ocorrências no interior e 29 na capital. Em Teresina, o sindicato incluiu algumas casas lotéricas que funcionam como correspondentes bancários - nem de longe todas foram lembradas.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimateia Passos, informou que a categoria vai assinar um protocolo com a Polícia Federal no início de maio, na tentativa de unificar os procedimentos de segurança bancária em todo o país. 

Além disso, os bancários do Piauí planejam uma conferência estadual para discutir o descumprimento da lei dos bancos, de autoria da deputada estadual Flora Izabel (PT). Passos afirma que a segurança avançou muito nas instituições federais, mas deixa a desejar na iniciativa privada.


Fonte: Com informações da Cidadeverde
Editor: Francisco Alves


Tópicos: São Miguel do Tapuio, miguel alves, bancos, curimatá, assantos

Avaliação:

publicidade